Enfoque 4
A espiritualidade e a bioética no respeitar a escolha do paciente, bem como seus efeitos salutares
Conforme tenho aprendido na Ciência Cristã e no olhar de sua metafísica científica, a espiritualidade poderia ser definida como um estado divinal de consciência elevada, a partir da qual, conhecemos melhor a nós mesmos e aos outros, onde a única Mente e saber consciente, se expressa a si mesma, em inteligência, sabedoria, ordem, governo, movimento e ação todo harmoniosa.
É por esse modo de compreender e viver a espiritualidade — aproximando-nos daquela espiritualidade crística, atemporal — que sou estudante e praticante da Ciência Cristã, pois ela me faz sentir mais próximo do Princípio-Deus — um eterno Parceiro e Amigo, que nunca nos falta, ou, nos abandona. Graças a sua metafísica divina, que só colabora, catalisa, explica e demonstra, cientificamente, o que é a espiritualidade praticável, pura e genuína, e suas infinitas possibilidades!
Pelo prisma da espiritualidade, podemos ver acima do caos e complexidades da existência humana, das desarmonias que assolam a humanidade: guerras, insegurança, crise de esperança, crise econômica, fome, emergências climática, ansiedade, violência urbana, tráfico de drogas, alcoolismo, ansiedade, etc. O seu efeito benéfico e salutar foi o que capacitou Jesus a desafiar tudo o que chegava a ele em busca de cura e salvação! Ele curava a todos, e, sua espiritualidade crística, era o que lhe motivava, e, ele ensinou a seus discípulos e a todos os seguidores, que essa graça divinal era o Cristo, atemporal, que sempre estaria conosco, pela via do Consolador! Que bom sabermos desta verdade, e, poder usá-la aplicando essa espiritualidade na solução das demandas do cotidiano, seja, desafios físicos, mentais, emocionais, etc…
A espiritualidade, desde os anos noventa, tem sido estudada e pesquisada, cientificamente, por algumas escolas médicas, mas como algo separado da religiosidade, e, talvez até “desigrejada”. Mas em torno de 50 000 artigos científicos publicados no PUB MED — a base médico-científica americana com maior repositório de pesquisas e artigos publicados — tem demonstrado os efeitos salutares dela na redução do tempo de internação, no despertar da bioética que acolhe o paciente, respeitando suas crenças religiosas, e, no nas implicações salutares da oração, da meditação, e, do convivio social e comunitário com outros numa congregação.
No Brasil, núcleos de espiritualidade foram criados na Faculdade de Educação e na sua Faculdade de Ciência Médicas, também na USP, ela tem sido estudada. A equipe do Dr. Goldim, do Hospital das Clinicas de Porto Alegre, registrou no livro? “Bioética & Espiritualidade”. Quando atuava como Comitê de Publicação da Ciência Cristã, no Brasil, fui convidado para revisar o texto da entrevista que foi realizada pelos médicos pesquisadores da equipe do Dr Goldim, com duas Praticistas da Ciência Cristã, residentes em Porto Alegre, no Rio Grade do Sul. O livro convidou alguns reliosos para responderem algumas peguntas elaboradas pelos pesquisadores no que tange a espiritualidade e bioética no cuidado e respeito às crenças dos pacientes. Várias denominações participaram menos os evangélicos.

(Fontes: Grupo de Pesquisa de Bioética Médica no Hospital das Clínicas da UFRGS e Curso de Pós Graduação em Saúde e Espiritualidade da Faculdade Monteiro Lobato)
Menu dos diferentes prismas abordados da espiritualidade. sob o título geral::
A espiritualidade no olhar do Espírito
Enfoque 1 – A espiritualidade é natural, desdobrando-se na natureza
Enfoque 2: A espiritualidade individual e universal
2.1 A espiritualidade pode ser estudada e praticada por qualquer um
2.2 Além da espiritualidade individual, existiria uma universal?
Enfoque 3: A espiritualidade ambiental
Sua atmosfera mental, no cuidado do meio ambiente e no desafio das emergências climáticas
Enfoque 4: A espiritualidade e bioética no cuidar
Espiritualidade e bioética: seus efeitos salutares/ repeito à opção do paciente

Jackson Guterres, CS
Praticista da Ciência Cristã,
⛱️ Salvador, Bahia, Brasil.
Reedição e revisão autoral em 2 de nov 2024 – 10h – foco em dar uma melhor noção da história bíblica mencionada no texto.
Revisão em 4 nov – reestruturação textual com subtítulos para suavizar e organizar melhor sua coesão.
Reedição em 6 nov – reorganização textual em 4 partes para conforto visual do leitor
Tags: emergência climática, espiritualidade, harmonia. sabedoria prática, efeito na saúde, condições climáticas, sem preconceitos, sem fronteiras, oasis de espiritualidade, espiritualidade universal, espiritualidade inata, Ciência Cristã, progresso espiritual, crescimento espiritual, oração, consciência, liberdade, paz, amor, hamonia, felicidade, matéria, materialidade, materialismo, sistemas materiais, ego humano, renuncia ao ego, caos, cosmos da Mente, reino dos céus, espiritualidade da natureza, bem estar universal, bem viver, qualidade de pensamento, qualidade de vida.Jackson Guterres, praticista, Salvador, Bahia, Brasil, Bioética, HCPA, UFRGS, Faculdade de Medicina, Escola de Educação, USP, PUC. Goldim
3 comentários em “A espiritualidade e bioética no cuidar”