
Foto de como estão as amendoeiras sobre as pedras do aterro do Rio Vermelho, na Praça Caramuru, na orla de Salvador, Bahia. 14.nov.2024 Crédito: Jack’s Arts ©️2024
Enfoque 2
2.1 A espiritualidade pode ser estudada e praticada por qualquer um:
Com gratidão e humildade para aprender sobre a sabedoria consciente da espiritualidade, a qual desdobra-se na harmonia da vida prática, tenho estudado a Ciência Cristã, e, graças a sua aplicabilidade no cotidiano, tenho feito boas descobertas no que tangem a usá-la no decifrar os enigmas da existência humana, no olhar compassivo sobre as diferentes culturas, e, manter-nos alerta contra sistemas de pensamentos opressores, bem como usá-la para blindar nossa consciência contra os pensamentos doentios, críticas, mentalidade deprimente, o medo, culpas, ansiedade e insegurança.
Tenho podido comprovar os efeitos da espiritualidade na melhoria da saúde humana, das relações sociais, na vitória sobre a fadiga, ócio, etc… Aprendi também, que ela pode ser uma influência eficaz ao colaborar com a humanindade, na superação dos desafios das emergências climáticas, na melhoria das condições econômicas, no bem estar, bem viver, na qualidade de vida, no progresso espiritual, tanto individual e coletivo. Para além dos esforços colaborativos, é por intermédio da luz da espiritualidade crística, que podemos orar para reconhecer que todos podem cooperar e evoluir na construção do bem comum, na boa vontade e no estabelecimento da paz e reconstrução de cidades inteiras destruídas pelas guerras.
2.2 Além da espiritualidade individual, existiria uma universal?
A espiritualidade é um ânimo espiritual, derivado do Espírito único, que mantem a ordem luminar, a harmonia da vida na terra, e, nos aproxima da compreensão de nosso eu verdadeiro, reconhece um único Ego, um único saber consciente, criando e governando o universo, o homem e a natureza toda! Essa luz de espiritualidade pura, é bem explicada pela Ciência Cristã.
Através dela, podemos descobrir nossa real individualidade, como reflexos de um Princípio único que desdobra-se numa espiritualidade universal. Tal fato do existir espiritual, já está na nossa consciência individual, agora mesmo: na sua, na minha e na de todos aí mesmo onde você está — mesmo que pareça haver obstáculos e pedras na jornada. Nem mesmo uma sementinha brota, sem esse ânimo espiritual, esse ímpeto cristico de um só Princípio criador, infinito e universal. É o que a Ciência Cristã define como autocompletação do Princípio-Deus, por intermédio da qual encontramos tudo em um só Deus, sempre presente, todo poderoso, e, oniativo. Poderia essa oniação — que tudo sabe e tudo vê — excluir o universo, a natureza sua fauna e flora, os rios, mares, rios voadores — camadas superiores de nuvens que transportam águas, bem assim todos os planetas!?
No livro-texto da Ciência Cristã, Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, sua autora. Mary Baker Eddy escreve:
“As correntezas calmas e fortes da verdadeira espiritualidade, cujas manifestações são a saúde, a pureza e a imolação do ego, têm de aprofundar a experiência humana, até que se veja que as crenças da existência material não passam de insolente imposição, e até que o pecado, a doença e a morte cedam lugar, para sempre, à demonstração científica do Espírito divino e ao homem de Deus, homem este espiritual e perfeito.”
((c) CSBD Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, Mary Baker Eddy, p. 99:22; ARA)
Menu dos diferentes prismas abordados da espiritualidade. sob o título geral::
A espiritualidade no olhar do Espírito
Enfoque 1 – A espiritualidade é natural, desdobrando-se na natureza
Enfoque 2: A espiritualidade individual e universal
2.1 A espiritualidade pode ser estudada e praticada por qualquer um
2.2 Além da espiritualidade individual, existiria uma universal?
Enfoque 3: A espiritualidade ambiental
Sua atmosfera mental, no cuidado do meio ambiente e no desafio das emergências climáticas
Enfoque 4: A espiritualidade e bioética no cuidar
Espiritualidade e bioética: seus efeitos salutares/ repeito à opção do paciente

Jackson Guterres, CS
Praticista da Ciência Cristã,
⛱️ Salvador, Bahia, Brasil.
Reedição e revisão autoral em 2 de nov 2024 – 10h – foco em dar uma melhor noção da história bíblica mencionada no texto.
Revisão em 4 nov – reestruturação textual com subtítulos para suavizar e organizar melhor sua coesão.
Reedição em 6 nov – reorganização textual em 4 partes para conforto visual do leitor
Atualização em 15 nov – incorporação da imagem das amendoeiras-da-praia
Tags: emergência climática, espiritualidade, harmonia. sabedoria prática, efeito na saúde, condições climáticas, sem preconceitos, sem fronteiras, oasis de espiritualidade, espiritualidade universal, espiritualidade inata, Ciência Cristã, progresso espiritual, crescimento espiritual, oração, consciência, liberdade, paz, amor, hamonia, felicidade, matéria, materialidade, materialismo, sistemas materiais, ego humano, renuncia ao ego, caos, cosmos da Mente, reino dos céus, espiritualidade da natureza, bem estar universal, bem viver, qualidade de pensamento, qualidade de vida.Jackson Guterres, praticista, Salvador, Bahia, Brasil, amendoeiras, Praça Caramuru, Rio Vermelho, Orla, aterro, espiritualidade natural, para todos.
3 comentários em “A espiritualidade individual e universal”