A espiritualidade ambiental!

Captura em vídeo do crescimento, natural e espontâneo, das amendoeiras sobre as pedras do aterro do Rio Vermelho, na Praça Caramuru, na orla de Salvador, Bahia. 14.nov.2024 Crédito: Jack’s Arts ©️2024

Enfoque 3

A espiritualidade desdobra-se numa atmosfera mental que impacta no cuidado do meio ambiente e no desafio das emergências climáticas:

Certa vez, precisei enfrentar uma inusitada tempestade extratropical, na saída de um supermercado do interior de um Shopping Center. Foi um caos, houve blackout e não havia ninguém na avenida. Foi então que a espiritualidade fez brotar em minha consciência uma solução, prática e segura, para chegar em casa, com a ajuda da perícia de um parente, que estava trabalhando como motorista de táxi, naquele exato momento. Minhas orações buscaram neutralizar o medo e incluir a todos. No dia seguinte, os noticiários locais, davam conta dos transtornos na cidade, do caos de árvores derrubadas, falta de luz, mas, mesmo diante deste panorama caótico, raramente visto na Capital, não houve perda de vidas. Dentre outras citações, essa da Sra Eddy, foi chave de espiritualidade que manteve minha consciência elevada:

Tenho pensado que pode existir sim uma espiritualidade universal que desdobra-se em um bem estar universal, que inclui o homem, a natureza, enfim todas as coisas, aqui e em toda parte. Com base na versatilidade da usabilidade da espiritualidade, gratamente, tenho conseguido pela via da oração e da compreensão espiritual, a ela imanentes, vencer desafios de toda ordem. Assim emerge um sentimento de gratidão que motiva a compartilhá-la, desejando que a luz da Ciência Cristã e sua espiritualidade crística, possa iluminar e inspirar a consciência individual e coletiva, para a glória e louvor do Princípio-Deus, e, não ser algo de uso de poucos.

Por seu intermédio, passo a passo, vamos contemplando algo além das miragens ilusórias dos sentidos físicos, do quadro mental objetivado da materialidade — apego ao passado, vaidades do ego, vontade humana, críticas alheias, hereditariedade, ancestralidade, crenças de carma, encosto, desesperança, desalento, vícios, disputas de poder, por territórios, etc.

A partir de minha própria experiência no estudo e prática da espiritualidade, tenho aprendido que ela é um elemento celestial essencial e divinal, imanente à consciência humana, individual e social. Quando compreendida como uma lei de harmonia, sempre em ação, a qual demonstra o infinito e único Cosmos da Mente divina, do único Ego, tal como explicado na Ciência Cristã. Em termos bíblicos, pelo prisma de sua interpretação espiritual, a espiritualidade poderia ser compreendida como o reino dos céus — o reinado da harmonia — nas palavras de Cristo Jesus:

Menu dos diferentes prismas abordados da espiritualidade. sob o título geral::
A espiritualidade no olhar do Espírito

Enfoque 1A espiritualidade é natural, desdobrando-se na natureza

Enfoque 2: A espiritualidade individual e universal
2.1 A espiritualidade pode ser estudada e praticada por qualquer um
2.2 Além da espiritualidade individual, existiria uma universal?

Enfoque 3A espiritualidade ambiental
Sua atmosfera mental, no cuidado do meio ambiente e no desafio das emergências climáticas

Enfoque 4A espiritualidade e bioética no cuidar
Espiritualidade e bioética: seus efeitos salutares/ repeito à opção do paciente

Jackson Guterres, CS
Praticista da Ciência Cristã,
⛱️
Salvador, Bahia, Brasil.


Reedição e revisão autoral em 2 de nov 2024 – 10h – foco em dar uma melhor noção da história bíblica mencionada no texto.
Revisão em 4 nov – reestruturação textual com subtítulos para suavizar e organizar melhor sua coesão.
Reedição em 6 nov – reorganização textual em 4 partes para conforto visual do leitor
Atualização em 15 nov – incorporação do vídeo.
E menu interno para navegar entre os prismas

Publicado por

Avatar de Desconhecido

Jackson Guterres

Sou um Cientista Cristão brasileiro atuando como Praticista da Ciência Cristã na cidade de Salvador, capital da Bahia, no Brasil.

3 comentários em “A espiritualidade ambiental!”

Deixe um comentário