Contemplar nosso real status espiritual é libertador!

À luz da Ciência do Cristianismo, e, em oração podemos contemplar como todos fomos criados — pode ter sido uma revelação, ao invés de um nascimento, vejamos como está escrito na narrativa da criação espiritual, constante no primeiro capítulo do livro de Gênesis:

²⁶ … disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra

Bíblia Sagrada, Versão ARA. 2ª edição, ©️SBB

Podemos compreender melhor a expressão “imagem” e “semelhança” se observarmos um filhote na frente de um espelho, em sua primeira vez. Ele ainda não se conhece mentalmente, e, portanto, quando ele vê sua imagem no espelho, ele pensa ser outro filhote, e, por vezes até quer interagir com ele e chega a latir pra aquela imagem que ele imagina ser um outro animalzinho.

Se recorrermos a filosofia, ela vai nos garantir que ser semelhante, não significa ser igual ao original. Logo, embora sendo fiel ao seu original, a imagem é apenas uma representação, um reflexo do original. Tanto é assim, que se um original for colocado diante de espelhos paralelos, surguiram infinitas imagens. Entretanto, nenhuma será o Original — que é único!

A conclusão que podemos chegar é que existe um correlação, ininterrupta e inseparável, entre a imagem e o original. Seria improvável tentar conhecer cada uma das infinitas imagens, no detalhe, mas se focarmos em conhecer o Original, que conforme aprendemos no Gênesis, é o Princípio-Deus, logo, poderemos conhecer a realidade da imagem, por que ela é fiel ao original — isto é, nada inclui diferente do Original — e é Seu reflexo. Assim sendo, reflete-O em qualidades espirituais, e, na individualidade, bem assim sua liberdade de ser uma expressão completa dAquele que é Tudo-em-tudo — um termo que sugere a totalidade do único Criador, dAquele a quem pertencemos.

Essa verdade espiritual, independe de sexo, ou gênero. Podemos notar que nesta correlação e pertença espiritual, inexiste elemento material, pois o único Criador é o próprio Espírito — um dos 7 sinônimos para Deus apresentados pela Ciência Cristã.
Mas e as diversas teorias humanas criacionistas, evolucionistas, a genética, a biologia, a ancestralidade, etc. Elas são hipóteses humanas, que podem ser vistas no 2º capítulo do Gênesis, onde tudo começa numa neblina, e, tem como elemento criador o pó e o barro. A diferença abismal que existe entre a narrativa do 1º e do 2º capítulo é explicada, por Mary Baker Eddy, na Chave das Escrituras, no sua obra-prima, o livro: Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras. Vale a pena conferir essa exegese e interpretação espiritual apresentada a luz da Ciência do existir.

Na Ciência do existir, que podemos contemplar e compreender, a partir da revelação de que só existe um único Princípio-Criador, achamos nossa maternidade e paternidade, pois contemplamos um só Pai-Mãe-Deus, essa ideia original, condiz com aquela expressão luminosa dita pela magestade da criação espiritual, “Haja luz; e houve luz.” (Gn 1: 3)

Tenho aprendido à luz da Ciência Cristã, que quando algum elemento das trevas — da ausência de luz — ou, de hipóteses humanas, nativas da mente mortal — do pensamento coletivo — tenta me agredir mentalmente com sugestões de culpa, auto-condenação, medo, insatisfação, sensação de insegurança nas ruas,desarmonias familiares, ambientais, vontade humana e armadilhas do ego humano, elas cedem lugar à luz radiante do Cristo, que traz a inspiração que eleva a consciência, a mais clara e melhor ideia sobre nosso existir espiritual, livre e completo! Então, mantenho a tranquilidade embasada no reflexo, e, fiel imagem do único Original, o Princípio divino, no qual “vivemos, nos movemos e existimos“, como nos ensinou o Apóstolo Paulo (Atos 17: 28). Este modo de orar e agir abençoa não só a mim, mas a todos, incluindo o pensamento coletivo!

Publicado por

Avatar de Desconhecido

Jackson Guterres

Sou um Cientista Cristão brasileiro atuando como Praticista da Ciência Cristã na cidade de Salvador, capital da Bahia, no Brasil.

Deixe um comentário